TRAJETO
O Caminho de Nhá Chica percorre 15 municípios da região do Sul de Minas Gerais. O ponto de partida é Capela Nhá Chica, localizada no bairro Romas, zona rural de Inconfidentes. A meta do percurso é atingir o Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica, em Baependi. A igreja foi construída pela beata no século XIX.
Clique aqui e acesse o Mapa do Caminho no Google Mapas
- Inconfidentes a Capela Nhá Chica (Marco inicial do Caminho/Bairro Romas): 6km
- Capela Nhá Chica a Borda da Mata: 16km
- Borda da Mata a Congonhal: 25km
- Congonhal a Espírito Santo do Dourado: 25km
- Espírito Santo do Dourado a Silvianópolis: 20km
- Silvianópolis a Careaçu: 24km
- Careaçu a Heliodora: 24km
- Heliodora a Natércia: 10km
- Natércia a Conceição das Pedras :13km
- Conceição das Pedras a Bairro Vargem Alegre (Cristina): 18km
- Bairro Vargem Alegre a Cristina: 18km
- Cristina a Bairro Serrinha (Dom Viçoso) : 18km
- Bairro Serrinha (Dom Viçoso) a Carmo de Minas: 17km
- Carmo de Minas a Soledade de Minas: 16km
- Soledade de Minas a Caxambu: 20km
- Caxambu a Baependi: 6km – Chegada
ORIENTAÇÃO: O caminho não possui apoio aos peregrinos entre uma cidade e outra. Os apoios são somente as Pousadas localizadas nas sedes dos municípios, no bairro Vargem Alegre, entre as cidades de Conceição das Pedras e Cristina e no bairro Serrinha, no município de Dom Viçoso, entre as cidades de Cristina e Carmo de Minas. Por isso, é importante os peregrinos se abastecerem e levarem água e alimentação para percorrerem os trechos entre uma cidade e outra.
AVISOS E RECOMENDAÇÕES:
Tenha certeza de seu bom estado de saúde e de estar capacitado para fazer o caminho. Em caso de dúvida, consulte um médico e faça uma avaliação de sua saúde física antes de sair para a peregrinação.
Estude as informações contidas nesse site e planeje a peregrinação, com antecedência.
Use roupas adequadas para caminhadas.
Evite fazer a rota sozinho, imprevistos podem acontecer e uma companhia pode ser sempre importante para a sua segurança;
Siga sempre as placas com indicação “Caminho de Nhá Chica”, bem como a sinalização em setas cor salmão, uma referência à cor do vestido da Beata Nhá Chica;
Preserve a natureza. Não arranque plantas ou mudas, deixe apenas suas pegadas e leve consigo as lembranças e fotografias;
Respeite a população dos lugarejos em que passará, bem como as propriedades privadas. Feche porteiras que possam existir pelo caminho;
Imprima o mapeamento detalhado disponibilizado neste site e leve na peregrinação, ela irá auxiliar a sua navegação;
Avise alguém conhecido de que está indo percorrer o “Caminho de Nhá Chica”, para que a pessoa esteja ciente de sua decisão .
O caminho é um patrimônio de todos. Por isto, solicitamos a gentileza de guardar os “lixos” produzidos no trajeto para descarte correto. Cuidar da natureza, nossa “Casa Comum”, como nos ensina o Papa Francisco, é nossa preocupação e dever de todos!
Ao decidir percorrer o “Caminho de Nhá Chica” você se responsabiliza por todas e quaisquer consequências, acidentes, furtos, danos e prejuízos não cabendo a nenhum órgão público ou privado e nem às pessoas ou empresas ligadas ao projeto qualquer tipo de indenização.